Primeiros socorros
Primeiros socorros

Primeiros Socorros - Básico - J

 

 

 

1. Conhecer as causas do choque e demonstrar o tratamento adequado.

O sangue flui de forma alterada. O coração, cérebro e órgãos vitais podem ficar sem sangue e a pessoa pode morrer se não for atendida no tempo certo. Ocorre por queimaduras graves, hemorragia acentuada, ossos quebrados e grandes ferimentos. O choque pode ocorrer em decorrência de uma doença grave. Qualquer ferimento grave pode causar o choque.

Primeiro socorro - Se não houver ferimento no peito, deite a pessoa e levante as partes mais baixas do corpo.Conserve a vítima aquecida com cobertores, não faça ela suar. Dar água pura, nem quente nem fria. Manter a vitima calma e confiante se estiver consciente. Não lhe dê alimentos.

 

2. Conhecer os devidos métodos para respiração artificial e explicá-los.

A respiração boca-a-boca é o método mais prático de se fazer a vítima voltar a respirar normalmente. A porcentagem de oxigênio não aproveitada ou que ainda não chegou aos pulmões do socorrista servirá para revitalizar a respiração da vítima. Retire da boca da vítima qualquer objeto que atrapalhe, deite-a numa superfície reta e libere as vias aéreas levantando a nuca e estendendo a cabeça para trás o máximo possível. Coloque a boca sobre a boca do asfixiado, tape o nariz dele e sopre de modo que o ar não vaze. Sobre de 12 a 20 vezes por minuto.

 

3. Saber o procedimento adequado caso uma vítima esteja sufocando.

De início, espere a pessoa expelir o objeto sozinha, caso não consiga e a pessoa corra risco de vida, abrace a pessoa por trás e aperte a região da barriga co força. Pode-se bater nas costas ou mesmo colocar a pessoa de cabeça para baixo, quando possível.

 

4. Saber o procedimento adequado caso uma vítima esteja com hemorragia.

Pressione o local para impedir a perda de sangue. Em grandes hemorragias, utilize um pano. Caso a vítima tenha perdido muito sangue, aqueça-a com um cobertor.

 

5. Conhecer os pontos de pressão e como usá-los corretamente.

Alguns dos pontos de pressão são: temporal (cabeça), braquial e punho (braço), femural (perna), cervical (pescoço) e coronária (peito). Utiliza-se os dois dedos estendidos (indicador e médio) pressionando o local para constatar se a pessoa tem pulsação.

 

6. Saber o procedimento adequado para tratar uma vítima de envenenamento.

Primeiro deve-se saber o que a pessoa ingeriu. Se ela ingeriu ácidos, amoníacos, alvejantes, desinfetantes, soda cáustica ou derivados de petróleo (gasolina, acetana, removedor, etc.) NÃO provoque o vômito. Caso tenha ingerido soda cáustica dê uma mistura de vinagre e suco de limão diluídos em água e logo em seguida dê leita ou clara de ovo. Em caso de ingestão de ácido, dê leite, água com bicarbonato, azeite de oliva ou clara de ovo para amenizar as irritações do aparelho digestivo. Nos casos de não ter ingerido nenhuma dessas substâncias acima, você pode incitar o vômito através de água morna ou dois dedos na garganta. Depois leve a vítima ao hospital para diagnosticar se o caso é grave ou não. Não esqueça de levar a amostra do que foi ingerido (o rótulo do produto).

 

7. Demonstrar o procedimento apropriado no uso de talas em diversos ossos do corpo.

Item prático. Lembre-se que as talas devem ser colocadas sem movimentar muito o local, pois poderá piorar. Imobilize para seu instrutor, os seguintes: braço, perna, dedo da mão, pé e outra parte que você achar interessante para completar este item.

 

8. Saber o procedimento apropriado para ajudar vítimas com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.

1° grau – Superficial, atinge a epiderme, causa vermelhidão e dor suportável.

Primeiro socorro – Lave com água de temperatura ambiente as partes lesionadas.

2° grau – Atinge a epiderme e a derme, com formação de bolhas e dor mais intensa.

Primeiro socorro – Não fure as bolhas. Limpe o local e não passe pomadas. Aplique curativo estéril.

3° grau – Profunda, atinge todas as camadas da pele, inclusive o tecido muscular. Pode ter ausência de dor.

Primeiro socorro – Retire partes da roupa que não estejam grudadas. Leve ao médico com urgência. Nos casos mais dolorosos, pode-se dar analgésicos e aplicar gelo em volta do ferimento.

 

9. Saber o procedimento adequado para auxiliar vítimas de queimaduras químicas.

Retire as roupas impregnadas com o agente químico; identifique o agente que causou a queimadura; se o agente for cal virgem seco, não jogue água, mas remova-o da pele da vítima com uma escova macia; lave a área afetada com grande quantidade de água corrente por vários minutos, use soro fisiológico; não faça fricção no local e não empregue água com pressão na lavagem.

ATENÇÃO – A exposição excessiva ao sol pode levar à morte.

 

10. Saber que situações podem levar a um envenenamento por monóxido de carbono, e o resgate e técnicas de tratamento para este tipo de envenenamento.

O monóxido de carbono é liberado pelo escapamento dos automóveis. Caso uma pessoa fique num local onde não há troca gasosa, o gás se acumula e é tóxico ao ser humano, que necessita de oxigênio. Quando se resgata uma pessoa nessas condições, ela deve respirar o máximo de ar puro possível. Há casos mais graves em que será necessário dar oxigênio de tubos nos hospitais para desintoxicar.

 

11. Saber o procedimento adequado no tratamento de vítimas com ferimentos na cabeça.

Observar se não há hemorragias a serem estancadas. Levar o quanto antes ao hospital para se fazer exames de danos maiores (tomografias, raio-x, etc.). Não deixe a pessoa dormir antes de ir ao médico e diagnosticar, em casos de concussão, pode ser fatal.

 

12. Saber o procedimento adequado para auxiliar vítimas com hemorragia ou ferimentos internos.

Hemorragias e ferimentos internos podem ser simples ou muito graves. Não dá para saber sem fazer exames mais profundos. O procedimento correto é manter a pessoa calma e em repouso até chegar ao médico, pois maiores movimentos podem produzir mais hemorragia, dor e complicações no quadro.

 

13. Conhecer a diferença entre um ataque cardíaco, derrame, epilepsia e um simples desmaio, e o tratamento apropriado para cada um deles.

Ataque cardíaco – Falta de sangue no coração, interrompendo a vascularização e bombeamento do sangue para o corpo. Leve ao médico com urgência.

Derrame – Hemorragia cerebral que causa a perda da consciência. Leve ao médico rapidamente.

Epilepsia – A pessoa se debate e perde os sentidos temporariamente. Apenas evite que ela se machuque, afastando os objetos de perto dela. Não tente segurar seus movimentos.

Desmaio – A pessoa perde os sentidos por falta de oxigenação no cérebro. Deite a pessoa, afrouxe suas roupas e deixe-a em local arejado. Caso demore a voltar, leve ao médico.

 

14. Saber como prevenir infecções.

Os ferimentos de pele são portas de entrada para infecções diversas. Quando a pessoa se ferir, passe produtos anti-sépticos e proteja o local com bandagens.

 

15. Qual o tratamento adequado para picada de cobra?
Lave o local com água e sabão, mantenha o membro levantado, a vítima em repouso e vá ao médico depressa.

Identificar o animal pode ajudar no tratamento. Mas não tente capturá-lo, pois poderá surgir outra vítima.

NUNCA: Chupe o veneno, faça furos ao redor, torniquete, nem cortes no local.

 

16. Qual o tratamento adequado para mordida de animais?

Lave o local com água e sabão e vá ao médico o quanto antes para diagnosticar uma possível contaminação pela raiva ou outra doença que pode ocorrer desse tipo de acidente.

 

17. Qual o tratamento adequado para picadas de insetos e aranhas?

Lavar o local com água e sabão. Poucos insetos são letais ao homem, como o causador da doença da malária, chagas, miíase, dengue e febre amarela. Dentre as aranhas, somente 3 são letais no Brasil: armadeira, viúva-negra e aranha-marrom (mas só matam se a pessoa estiver com a defesa do corpo muito prejudicada).

18. Qual a diferença entre desidratação e insolação, e qual o tratamento adequado para cada um?

Desidratação – É a falta de água no corpo. Deixe a pessoa em local arejado, dê água aos poucos e certifique-se que a pessoa não está há dias sem tomar água, pois a água pode ser prejudicial em grandes quantidades.

Insolação – É a exposição excessiva ao sol. Retire a pessoa do sol, afrouxe suas roupas, deixe-a em local arejado e em repouso.

 

19. O que deveria fazer se suas roupas pegassem fogo?

Abafar com um cobertor ou algo parecido. Não deixe a pessoa correr, pois piora a situação. Rolar no chão pode espalhar o fogo.

 

20. Quais são os princípios básicos para a prevenção de incêndios em sua casa?

Só ligue o gás quando for usar, mantenha produtos inflamáveis fora do alcance de crianças, mantenha as condições elétricas adequadas, não brinque com fósforos, isqueiros e velas, tenha extintores pela casa, etc.

 

21. Quais os princípios básicos de segurança em rios, mares e piscinas?

Não passar dos limites que lhe são impostos, não fazer brincadeiras de mal gosto, não fingir afogamento, não bancar o herói ou engraçadinho, não entrar na água antes de 2 horas após a refeição, estar acompanhado sempre que for nadar, etc.

 

22. Quais as maneiras de salvar uma vítima de afogamento sem nadar?

Jogar uma corda, madeira ou algo que bóie, para que a pessoa possa se segurar e não afundar.

 

23. Quais são os princípios básicos de segurança em questões de eletricidade?

Manter os fios em boas condições de uso, não sobrecarregar tomadas com vários aparelhos, passar fita isolante em todos os fios desencapados, cuidar para que as crianças não cheguem perto das tomadas e caixa de energia, saber quais são os fios e produtos elétricos recomendáveis para cada situação, não brincar com eletricidade, etc.

 

24. Como prevenir a intoxicação alimentar?

Manter os alimentos em boas condições, ler as embalagens e comer produtos dentro do prazo de validade, usar filtros para purificar a água, desconfiar de produtos com odor ou aparência alterada, etc.


 

Primeiros Socorros - K

 

 

1. Conhecer os princípios da respiração boca a boca, e o tratamento para vias respiratórias obstruídas.

A respiração boca-a-boca é o método mais prático de se fazer a vítima voltar a respirar normalmente. A porcentagem de oxigênio não aproveitada ou que ainda não chegou aos pulmões do socorrista servirá para revitalizar a respiração da vítima. Retire da boca da vítima qualquer objeto que atrapalhe, deite-a numa superfície reta e libere as vias aéreas levantando a nuca e estendendo a cabeça para trás o máximo possível. Coloque a boca sobre a boca do asfixiado, tape o nariz dele e sopre de modo que o ar não vaze. Sobre de 12 a 20 vezes por minuto. As vias respiratórias obstruídas impedem a passagem do ar, caso o quadro seja grave e com risco de morte, a traqueostomia é utilizada, por pessoas especializadas. Tente desobstruir as vias aéreas através do dedo na garganta da pessoa, batidas nas costas ou reflexo da tosse, pressionando dois dedos na traquéia da pessoa e incitando a tosse.

 

2. Qual é a diferença entre um ataque cardíaco e um derrame, e qual o tratamento adequado para cada situação?

Ataque cardíaco – Falta de sangue no coração, interrompendo a vascularização e bombeamento do sangue para o corpo. Levar ao médico com urgência.

Derrame – Hemorragia cerebral que causa a perda da consciência. Levar ao médico rapidamente.

 

3. Conhecer o procedimento adequado no tratamento de vítimas com hemorragia.

Pressione o local para impedir a perda de sangue. Em grandes hemorragias, utilize um pano. Caso a vítima tenha perdido muito sangue, aqueça-a com um cobertor.

 

4. Conhecer os pontos de pressão e como aplicá-los corretamente.

Alguns dos pontos de pressão são: temporal (cabeça), braquial e punho (braço), femural (perna), cervical (pescoço) e coronária (peito). Utiliza-se os dois dedos estendidos (indicador e médio) pressionando o local para constatar se a pessoa tem pulsação.  

 

5. Conhecer o método de aplicar um torniquete, e quando usá-lo.

O torniquete é um meio de obstruir a passagem de sangue de um lugar do corpo para o outro. Geralmente feito em membros, consiste de um pano amarrado ao membro e apertado de tal maneira que impeça a passagem de sangue. Utilizado para conter hemorragias e picadas de cobra. Nós, desbravadores, não temos o costume de usar o torniquete NUNCA! Pois pode causar muitos problemas, como gangrena.

 

 

 

6. Conhecer as causas do choque, e demonstrar o tratamento apropriado neste caso.

O sangue flui de forma alterada. O coração, cérebro e órgãos vitais podem ficar sem sangue e a pessoa pode morrer se não for atendida no tempo certo. Ocorre por queimaduras graves, hemorragia acentuada, ossos quebrados e grandes ferimentos. O choque pode ocorrer em decorrência de uma doença grave. Qualquer ferimento grave pode causar o choque.

Primeiro socorro - Se não houver ferimento no peito, deite a pessoa e levante as partes mais baixas do corpo.Conserve a vítima aquecida com cobertores, não faça ela suar. Dar água pura, nem quente nem fria. Manter a vitima calma e confiante se estiver consciente. Não lhe dê alimentos.

  

7. Conhecer o procedimento adequado para o tratamento de vítimas com envenenamento.

Primeiro deve-se saber o que a pessoa ingeriu. Se ela ingeriu ácidos, amoníacos, alvejantes, desinfetantes, soda cáustica ou derivados de petróleo (gasolina, acetona, removedor, etc.) NÃO provoque o vômito. Caso tenha ingerido soda cáustica dê uma mistura de vinagre e suco de limão diluídos em água e logo em seguida dê leite ou clara de ovo. Em caso de ingestão de ácido, dê leite, água com bicarbonato, azeite de oliva ou clara de ovo para amenizar as irritações do aparelho digestivo. Nos casos de não ter ingerido nenhuma dessas substâncias acima, você pode incitar o vômito através de água morna ou dois dedos na garganta. Depois leve a vítima ao hospital para diagnosticar se o caso é grave ou não.

 

8. Conhecer o procedimento adequado para o tratamento de vítimas de queimaduras.

1° grau – Superficial, atinge a epiderme, causa vermelhidão e dor suportável.

Primeiro socorro – Lave com água de temperatura ambiente as partes lesionadas.

2° grau – Atinge a epiderme e a derme, com formação de bolhas e dor mais intensa.

Primeiro socorro – Não fure as bolhas. Limpe o local e não passe pomadas. Aplique curativo estéril.

3° grau – Profunda, atinge todas as camadas da pele, inclusive o tecido muscular. Pode ter ausência de dor.

Primeiro socorro – Retire partes da roupa que não estejam grudadas. Leve ao médico com urgência. Nos casos mais dolorosos, pode-se dar analgésicos e aplicar gelo em volta do ferimento.

 

9. Saber como aplicar corretamente as seguintes ataduras:

                           

a. Espiral fechado e aberto b. Atadura em oito
Espiral Aberto Espiral Fechado  
     
c. Ponta do dedo d. Atadura tipo gravata, para cabeça
   

 

10. Saber como aplicar talas às seguintes partes do corpo:

 

a. Braço

b. Antebraço

   

c. Tornozelo

d. Joelho

   

                                                                              

11. Conhecer o tratamento adequado para o seguinte:

a. Ferimentos na cabeça – para ferimentos de superfície (externos), trate como ferimento comum. No caso de ferimentos internos de maior gravidade, leve ao médico com urgência.

b. Ferimentos internos – a principio, deve-se aliviar a dor e levar ao médico se a vítima apresentar algum tipo de sangramento pelas narinas, boca ou fezes e muita dor.

c. Ferimentos à bala – estancar a hemorragia com algum tipo de pano e evitar a perda de sangue e esfriamento da pessoa até chegar ao médico.

d. Ferimentos no olho – geralmente as lágrimas se encarregam de tirar corpos estranhos, mas se isso não ocorrer, utilize um algodão umedecido e retire levemente. Em casos graves, vá ao médico.

e. Picadas de insetos e mordidas de animais – As picadas em geral não geram mais que um imcômodo. Em casos de inchaço e alergias exageradas, vá ao médico. As mordidas devem ser tratadas com água e sabão, aplicando curativo estéril, caso o animal apresente sinais de raiva, vá ao médico.

f. Desmaios e epilepsia – Em desmaios, a pessoa costuma voltar à consciência em pouco tempo, deixe-a deitada e espere. Caso não volte por muito tempo, leve ao médico. Nos casos de epilepsia, o melhor é afastar os objetos perigosos e deixar a pessoa se debater e voltar ao normal.

g. Efeitos do calor ou frio extremos – O calor extremo pode causar náuseas, suor, queimaduras, etc. O ideal é levar a vítima a um local mais fresco e tratar os sintomas. Em casos de frio extremo, pode ocasionar cianose das extremidades (dedos, nariz e boca ficam roxos), aqueça a vítima.

 

12. Saber o que fazer num acidente com eletricidade.

Afaste a pessoa imediatamente do contato com a corrente elétrica desligando a chave de energia ou afastando o fio com um cabo de vassoura, pano, jornal dobrado ou corda. Nunca toque na vítima até ela estar separada do contato com a corrente. Caso esteja sem respirar, faça a respiração artificial. Leve-a ao médico.

 

13. Saber como escapar de um incêndio.

Procurar andar sempre abaixado, pois a fumaça tende a subir. Tentar abrir (ou quebrar) todas as portas e janelas que encontrar. Não desafie o fogo. Em casos de lugares com desmoronamentos pelo fogo, fique debaixo de portas ou divisões de cômodos, que são mais difíceis de cair. Não se desespere. Em caso de sua roupa pegar fogo, tente abafar ou, em último caso, rolar no chão.

 

14. Saber como obter ajuda numa emergência.

Uma forma rápida e segura de pedir ajuda é pelo telefone do resgate de emergência. Discando o telefone 190 de qualquer lugar, você pode pedir auxílio e chegará rapidamente. Caso esteja sem telefone, procure outros meios de chamar a atenção, como fumaça controlada, gritos, barulho ou coisas que possam causar o desvio da atenção de quem passa para o seu problema.

 

15. Conhecer o procedimento adequado para tratar uma vítima de radiação.

Os acidentes com radiação não são comuns. Eles acontecem em conseqüência de um acidente numa usina nuclear (que não temos no Brasil) ou por uma bomba atômica ou produtos nucleares ativados através de guerras químicas. São altamente destrutivos, alterando o DNA da pessoa atingida e causando tumores de várias naturezas. Uma vítima de radiação deve ser tratada de maneira sintomática (trata-se os sintomas), lembre-se que o contato com a radiação ocasiona a sua contaminação também, por isso quando tiramos radiografias, utilizamos aqueles aventais de chumbo. Não há muito o que fazer nestes casos, senão, manter a vítima calma e levar ao médico para tratar os efeitos radioativos.

 

16. Conhecer as seguintes maneiras de carregar uma vítima num resgate:

 

a. Puxar pelo ombro b. Usando um cobertor
   
c. Duas pessoas carregam d. Carregar pelas extremidades
   
e. Maca improvisada f. Três pessoas carregam numa rede
   
g. Usando maca  


 

 

 

 

Reanimação Cardiopulmonar - K

 

 

 

1. Conhecer e compreender a localização e funções do coração e pulmões.

O coração e os pulmões se encontram dentro da caixa torácica, são os órgãos mais nobres do corpo e tem a prioridade de irrigação sanguínea. Quando a temperatura ambiente cai, o sangue vai proteger estes órgãos, pois são responsáveis pela respiração e trocas gasosas (pulmões) e circulação sanguínea através do bombeamento de sangue. O sangue chega no coração através da veia cava inferior (sangue de baixo) e da veia cava superior (sangue da região de cima do corpo humano. Passando pelo átrio e ventrículo direito, o sangue vai para o pulmão, para receber oxigênio pela artéria pulmonar. Depois volta ao átrio esquerdo pelas veias pulmonares e do ventrículo esquerdo a artéria aorta joga o sangue de volta na circulação sanguínea para levar oxigênio para o corpo. Como se percebe, o sangue chega no coração pelas veias e sai pelas artérias. 

 

2. Definir Reanimação Cardiopulmonar e mencionar cinco condições sob as quais deve ser utilizado.

RCP é o processo mais funcional para reanimar a vida de uma pessoa que, por alguns instantes, esteve paralisada suas funções vitais mais importantes: batimentos cardíacos e respiração. 

Ela deve ser usadas nas seguintes ocasiões:

 

- Ataque cardíaco                                 - Derrame cerebral

- Afogamento                                       - Passagem de ar bloqueada

- Uso excessivo de drogas                       - Eletrocussão

- Gases tóxicos                                      - Asfixia

- Estrangulamento                                   - Choque hipovolêmico

- Hemorragia


3. Completar com sucesso um curso da Cruz Vermelha, ou organização equivalente, ministrado por um instrutor qualificado, para aprender corretamente, e demonstrar, o processo de Reanimação Cardiopulmonar. Isso deve ser feito no máximo um ano antes desta especialidade.

NOTA – Informe-se sobre programações de cursos. Em São Paulo, encontram-se cursos na Av. Washington Luiz (bairro do Aeroporto).

 

4. Saber como manter o coração saudável. Relacionar cinco coisas que uma pessoa pode fazer para manter um coração saudável.

Dieta controlada: eliminar as gorduras saturadas da alimentação, não fumar e não consumir bebida alcoólica.

Exercício físico: estabelecer hábitos regulares de atividades físicas

Trabalho e vida diária: tirar férias regularmente, estabelecer hábitos de recreação e distração e deixar o trabalho e suas preocupações, pelo menos um dia da semana.

 

5. Desenvolver, manter e registrar num diário, um programa personalizado de exercícios, saúde e dieta durante um mês.

NOTA - Pode-se utilizar o item 7 da especialidade de Cultura Física para completar este requisito.

 

6. Aprender o significado das cores e desenho utilizado na insígnia desta especialidade, de acordo com o seguinte:

a. A pessoa que precisa de reanimação cardiopulmonar está pálida (branca), o que significa que não há circulação.

b. A pessoa que está fazendo a reanimação cardiopulmonar está vermelha, o que significa que está bem ativa.

c. A borda dourada representa o valor da vida humana.

d. Um coração é formado pela cabeça, ombros e braços da pessoa que está fazendo a reanimação cardiopulmonar, o que significa compaixão pelo próximo.

NOTA – O item acima se auto-responde. Mostrando o perigo da morte e urgência da situação.



 

Resgate Básico - J

 

 

 

1. Qual é a definição de um resgate de emergência?

É o resgate que não pode esperar. A vida da pessoa está em perigo, quer seja por situações já ocorridas ou por eventos que podem ocorrer. Não somente a vida pode estar em risco como a pessoa pode ficar com seqüelas permanentes ou aliviar a dor da vítima.

 

2. Demonstrar como resgatar, com segurança, uma pessoa nas seguintes situações:

a. em contato com cabo elétrico – usar um cabo de vassoura ou outro material isolante, como plástico para afastá-la do fio elétrico, sem tocar nela com o corpo desprotegido.

b. em ambiente cheio de fumaça ou gás – andar mais próximo ao chão possível, pois a fumaça tende a subir. Abrir todas as portas e janelas que possível. Se houver fogo no local, molhe a roupa (mas fique longe do fogo, você não está 100% protegido).

c. com as roupas em chamas – devemos abafar com um cobertor ou pano, de preferência molhado. Não deixe a pessoa correr. Rolar no chão pode espalhar o fogo.

d. afogando-se, sem qualquer equipamento de resgate – Atire um objeto que flutue para a pessoa se segurar.

e. um acidente no gelo

 

3. Demonstrar três maneiras de atrair e comunicar-se com o resgate aéreo.

Obs. Os sinais deverão ter de 3 a 4 metros de comprimento por 30 cm de largura, no mínimo.

Necessidade médica; Necessitamos alimentos e água; Necessita material médico; Não podemos seguir; Pode aterrizar aqui; Vamos nesta direção

 

4. Conhecer seis atitudes indicadas em caso de necessidade de resgate imediato.

1 – Desidratação em ambiente sem água

2 – Ferimentos graves na cabeça

3 – Grande perda de sangue

4 – Falta de ar por qualquer problema

5 – Hipotermia

6 – Vida em risco (incêndio, afogamento...)

 

5. Conhecer seis procedimentos a seguir antes de remover uma vítima de situação que apresenta risco de vida.

1 – A vida do resgator não pode estar em perigo (melhor uma vítima do que duas)

2 – Usar o método mais aconselhável para transportar a vítima

3 – Tentar afastar o perigo ao máximo sem tirar a vítima do lugar (como apagar o fogo)

4 – Avaliar se é melhor enviar um profissional de resgate

5 – Observar se a vítima não estará em maior perigo se transportá-la (ferimentos na coluna)

6 – Conhecer a direção a seguir e todos concordarem em executar tudo

 

6. Conhecer cinco princípios envolvidos na remoção de uma vítima de situação que apresenta risco de vida.

 

7. Conhecer as maneiras apropriadas de ajudar uma vítima, em perigo, nas seguintes situações:

a. puxar a vítima

b. içar/levantar a vítima

c. ajudar a vítima a caminhar

 

8. Conhecer a forma adequada de ajudar uma vítima, com ajuda de outros, nas seguintes situações:

a. Carregar uma pessoa sentada

b. Carregar uma pessoa deitada

c. Carregar com duas mãos, ou quatro mãos

d. Carregar com cobertor

e. Carregar, em três, vítimas em rede, nas posições supino e de bruços

f. Carregar em três ou quatro pessoas

g. Carregar em seis pessoas

 

9. Saber como usar adequadamente uma maca e carregar uma vítima numa maca. Saber como fazer uma maca liteira improvisada.

 

10. Saber como usar corretamente cordas e nós, como a seguir:

a. Nós para juntar cordas

b. Nó para diminuir corda

c. Nó para usar ao redor de alguém num resgate

d. Enrolar e jogar - corretamente - uma corda leve e uma pesada, de 15 metros

 

11. Que passos devem ser dados antes de comunicar que alguém está desaparecido? Que informações serão necessárias ao informar à polícia o desaparecimento de alguém? COmo devem ser conduzidas as buscas por alguém perdido numa área selvagem?



 

Saúde e Cura - K

 

 

 

1. Estar pelo menos na oitava série.

NOTA – Alguns cuidados exigem um certo grau de responsabilidade.

 

2. Aprender através da Bíblia e/ou do Espírito de Profecia, como Jesus curou os doentes e o procedimento usado pelos anciãos da igreja para ungir o doente e pedir a Deus pela cura. Escrever um relatório de 250 palavras ou apresentar um relatório oral sobre o que você aprendeu.

NOTA – Para ajudar leia “O Desejado de Todas as Nações” capítulos 15, 36, 58 e outros que podem te ajudar a entender porque Jesus curava de maneiras tão diversas. A unção é um conselho escrito em Tiago 5:14. Relate como é o procedimento, após uma conversa com um ancião ou pastor de sua Igreja.

 

3. O que o conceito de educação contínua tem a ver com as carreiras profissionais relacionadas à saúde?

Os profissionais da saúde tem a função de estar sempre promovendo a saúde. A Educação em Saúde é muito importante para melhorar a qualidade de vida. Quanto mais se promover a Educação em Saúde, mais teremos o aumento da qualidade de vida, e essa educação continuada é função dos profissionais formados em carreira relacionadas à saúde, tais como, enfermagem, medicina, educação física, nutrição, odontologia, biologia, fisioterapia, veterinária, etc.

 

4. Entreviste pelo menos duas pessoas que trabalham na área de saúde. Uma delas deve ter outra profissão que não médico(a) ou enfermeiro(a), como por exemplo, dentista, fisioterapia, terapia respiratória, radiologia, nutrição, etc. Em suas entrevistas, faça as seguintes perguntas:

a. Porque escolheu esta profissão?

b. Que faculdade (ou cursos) é preciso fazer para trabalhar em sua profissão?

c. Depois de terminar a faculdade/curso, quanto tempo demora para ter um registro, ou estar apto a exercer a profissão em sua área?

d. Qual é o aspecto que você mais gosta em seu trabalho? O que gosta menos?

e. Que dias da semana, e quantas horas diárias, você tem que trabalhar?

f. Que tipos de promoção você pode ter em sua carreira?

g. Que outros cursos você poderia fazer para completar seus conhecimento sobre sua profissão?

h. Quais algumas instituições em sua cidade, que oferecem curso na sua área?

 

5. Completar uma das seguintes atividades:

a. Visitar um consultório médico ou odontológico e fazer o seguinte:

1) Observar as áreas de operação, tais como a área administrativa, laboratório, salas de exames, salas de raios-X, etc.

2) Pedir ajuda para alguém lhe apresentar o equipamento usado naquele consultório.

3) Aprender os passos de uma consulta, desde o momento em que o paciente chega à sala de espera até o momento em que deixa o consultório.

4) Aprender como o médico/dentista examina o paciente, desde as anotações do histórico do mesmo, até o diagnóstico.

 

b. Fazer uma visita com um enfermeiro que trabalhe a domicílio, e:

1) Aprender os passos de uma visita a domicílio, desde quando o enfermeiro descobre algo sobre o paciente, até o momento em que relata o caso a um médico

2) Observar o enfermeiro tirar os sinais vitais do paciente

3) Observar o enfermeiro dar instruções e medicamentos

 

c. Visitar uma área de hospital que trabalhe com exames ou tratamento sem internação:

1) Observar as diferentes áreas de atuação do departamento

2) Pedir que alguém lhe apresente o equipamento usado no departamento, e como funciona.

3) Aprender os passos dados por um paciente quando vai aquele departamento

4) Quantas pessoas tem a equipe do departamento?

5) O departamento funciona à noite?



 

Alerta Vermelho - J

 

 

 

1. Explicar o que deve ser feito para evitar ferimentos e/ou possível perda da vida nas seguintes situações a seguir:

NOTA – Em todas as situações abaixo, dois item são fundamentais: Confiar em Deus e manter a calma! Por isso eles não serão colocados, apenas os específicos de cada eventualidade descrita.

 

a. Incêndio em sua casa, ou na casa de um vizinho, ou em prédio público

- Não usar pomada ou óleo em uma queimadura, apenas água e gelo;

- Abafar o fogo de uma pessoa em chamas, com cobertor, nunca correr;

- Não fazer cordas de cobertores, para escapar pela janela;

- Manter fogão, forno e materiais elétricos em boas condições.

b. Se estiver perdido, de carro, num lugar ermo ou deserto

- Indicar claramente que o carro está com problemas e precisa de ajuda;

- Ficar na sombra, pois terá menor perda de água;

- Abrigar-se do frio á noite;

- Não caminhar, a não ser que saiba estar a menos de 5km do socorro.

c. Acidente automobilístico

- Usar sempre cinto de segurança;

- Não carregar no carro mais pessoas do que ele suporta;

- Manter em boas condições: freios faróis, espelhos e pneus;

- NÃO MEXER NA VÍTIMA, a não ser que ela corra maior perigo.

d. Terremoto

- Objetos e móveis grandes devem ser pregados no chão;

- Camas não devem ficar próximas às janelas;

- Durante o terremoto, esconder-se debaixo da cama ou sob o batente da porta;

- Se estiver na rua, afastar-se de postes, árvores, fios elétricos e paredes.

e. Enchente

- (Antes) Conhecer os níveis de água de sua região;

- Subir a locais secos, auxiliar aos outros e esperar por ajuda;

- (Após) Verificar a casa antes de entrar, para evitar desmoronamento;

- (Após) Não beber água antes de ser autorizado pelas autoridades.

f. Ciclone

- Se esconder no lugar mais protegido da casa, melhor o porão;

- Esconder embaixo de escrivaninha ou cama, se não houver lugar melhor;

- No Brasil, não temos ciclones. Mas é bom saber que abaixo do chão é o melhor local para proteção.

g. Furacão

- O furacão é um vento de mais de 150 Km/h, por isso, proteger-se dele é o melhor caminho;

- Se proteger e tentar se segurar em algo bem preso ao chão;

- Procurar ficar longe de objetos que podem machucar se lançados pelo vento.

h. Tempestade

- Não sair de casa, os relâmpagos são perigosos;

- Desligar todos os aparelhos elétricos.

i. Acidente nuclear

- Evacuar o local e proximidades;

- Confiar em Deus e esperar a ajuda especializada.

j. Desmoronamento

- Não fazer casas no sopé de montanhas;

- Em passeios, evitar zonas de pedras soltas ou neve frescas;

- Cuidado com novos desmoronamentos, se necessário retirar uma vítima do local.

k. Se barco ou canoa vira em mar aberto

- Não colocar peso além da capacidade do barco;

- Não permanecer em pé;

- Não conduzir durante tormentas e ondas altas;

- Em caso de acidentes, ficar no barco até ser resgatado.

 

2. Ao telefonar pedindo ajuda numa emergência, que informações essenciais devem ser dadas, e quem deve desligar o telefone por último?

- Que tipo de ajuda é necessária (polícia, ambulância, bombeiro...);

- Endereço completo e ponto de referência mais próximo;

- Situação atual do caso;

- O último a desligar é você, pois a telefonista desligando é sinal de que já está enviando a ajuda pedida.

 

3. Demonstrar que medidas de primeiros socorros você deveria tomar numa emergência nas seguintes circunstâncias:

a. A roupa de alguém pega fogo

- Abafar o fogo com um cobertor, não rolar a pessoa no chão para não espalhar o fogo, nem deixar ela correr.

b. Uma grave hemorragia

- Estancar o sangue com um pano, evitando a perda, pressionar o local e aquecer a vítima até chegar ajuda.

c. Alguém está se sufocando

- Tentar retirar o objeto que está obstruindo a respiração através de movimentos no diafragma ou retirando com o dedo da garganta da pessoa.

d. Alguém que engoliu veneno

- Incitar o vômito na pessoa e levar o mais rápido possível a um hospital para lavagem gastrintestinal.

 

4. Fazer o seguinte:

a. Desenhar uma rota de escape para sua família em caso de incêndio em sua casa, para o caso das saídas normais estarem bloqueadas.

b. Fazer com sua família um treinamento para o caso de incêndios

c. Discutir com seu orientador, os procedimentos para retirar pessoas da igreja e escola em casos de incêndio. Deve-se analisar alternativas para prevenir o pânico.

Item prático

 

5. O que você e seus pais devem fazer para prevenir o seqüestro de crianças em sua família? O que você deveria fazer se fosse seqüestrado?

- Aconselhar as crianças a não conversar com estranhos, nem aceitar presentinho (balas, ..);

- Aconselhar as crianças a não andar sozinhas na rua;

- Elas devem conhecer bem o endereço completo;

- Se for raptado: Manter a calma e procurar lembrar detalhes importantes (placas de ruas, rosto do raptor...)

Se a situação for de risco, chamar a atenção das pessoas com gritos e ascenos.



 

Enfermagem Básica - K

 

 

 

1. Completar a especialidade Primeiros Socorros.

 

2. Que alimentos estão incluídos nas seguintes dietas?

a. líquida

b. pastosa

c. leve

d. completa

 

3. Conhecer os sintomas de uma febre. Saber como tirar a temperatura de alguém. Saber o que fazer para baixar uma temperatura febril.

 

4. Saber qual é um ritmo normal de pulso e respiração, bom como qual é a temperatura normal. Praticar tomar o pulso, respiração e temperatura de um amigo ou colega de classe.

 

5. O que é uma doença contagiosa? Como é transmitida? Que precauções devem ser seguidas para evitar as doenças transmissíveis? Relacione medidas de segurança a serem observadas ao cuidar de alguém em sua casa que esteja com uma doença contagiosa.

 

6. Que sintomas tem uma pessoa que está doente?

 

7. Saber como ajudar a cuidar de um recém-nascido e uma pessoa de idade em sua casa.

 

8. Saber quando e como lavar as mãos quando estiver cuidando de alguém doente.

 

9. Saber como deixar um paciente que está de cama mais confortável sem mudar de cama.

 

10. Demonstrar como alimentar um paciente que está imóvel na cama.

 

11. Demonstrar como ministrar remédios líquidos, comprimidos, pílulas ou cápsulas, para crianças e adultos. Saber como aplicar gotas nos olhos.

 

12. Demonstrar o método de aplicar fricção e escalda-pés. Explicar o valor terapêutico de seu uso, e dizer sobre que condições estes tratamentos deveriam ser aplicados.

 

13. Demonstrar a aplicação de uma compressa e o uso de calor ou frio para o tratamento de inflamações e machucados.

 

14. Explicar como os remédios a seguir ajudam na prevenção de doenças:

a. nutrição

b. exercício

c. água

d. luz do sol

e. temperança

f. ar

g. descanso

h. confiança em Deus